Home Office, em tempo de crise essa é uma ótima alternativa!

O home office é um conceito que está ganhando muita força no Brasil. De acordo com os últimos dados do IBGE, que foram publicados em 2018, já são mais de 3,8 milhões de pessoas trabalhando em casa no país.

Esse formato de trabalho se tornou uma ferramenta imprescindível nos últimos dias, principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus. Muitas companhias adotaram este regime para não interromper as atividades das empresas e, ao mesmo tempo, preservar a saúde dos colaboradores.
Para mostrar como funciona o home office e suas vantagens, preparamos esse artigo para explicar tudo detalhadamente. Aproveite a leitura!

O que é o home office?

O termo em inglês consiste em consolidar um espaço profissional em casa, tal como um escritório residencial adaptado.
É um conceito um pouco diferente do trabalho remoto, já que este pode ser executado, não só na residência, mas em qualquer espaço fora do escritório como em um coworking ou um café.

Rotina do trabalho home office

O formato é muito utilizado por profissionais freelancers, autônomos e por colaboradores que atuam em empresas que têm essa flexibilidade.
É um modelo compatível para quem está dando o pontapé inicial em um novo negócio ou gosta de fugir do modelo tradicional do dia a dia laboral.

As principais Vantagens do home office

Existem os prós e contras deste modelo funcional, mas vamos mostrar inicialmente quais os atrativos desta modalidade. Confira!

Flexibilidade de horário
A possibilidade de poder ajustar a agenda com mais liberdade é um dos benefícios do home office.
É uma forma de você se organizar com as tarefas, de acordo com sua necessidade, priorizando os horários que você tem melhor desempenho para atividades mais complexas.
Além disso, essa pode ser uma forma de não perder horas com deslocamento até o escritório, ficando preso em trânsito e engarrafamentos.

Mais qualidade de vida
Além de poder organizar a rotina de maneira eficiente, outra vantagem do home office é poder investir no seu bem-estar.
O fato de trabalhar em casa permite ganhar tempo para fazer atividades físicas, estudar um novo idioma, passar um período maior com a família, entre outras atividades.
Tais prerrogativas terão impacto direto na performance do profissional, permitindo que ele trabalhe com mais motivação e dedicação.

Contribuir para um ambiente sustentável
O fato de não se deslocar até o trabalho é uma forma de contribuir para a preservação ambiental, pois assim você não precisa usar carro ou transporte público diariamente, reduzindo a queima de combustíveis fósseis, diminuindo a poluição do ar.

Redução de custos
Com o home office as companhias podem reduzir custos com energia elétrica, água e outros insumos básicos do cotidiano. Muitas empresas, independente de crises já utilizam essa forma de trabalho, pois ela evita aluguéis altos e ambientes que exigem uma grande estrutura, gerando uma economia significante.
Os Desafios do home office
Embora sejam vários os benefícios do home office, é fato que existem alguns percalços neste formato. Veja alguns deles!

Ter um espaço adequado para trabalhar
Nem todo mundo tem um local adequado para exercer as funções profissionais, mesmo na sua própria moradia
A ausência de uma cadeira ergonômica, internet de alta velocidade, computador adequado e uma sala ideal pode ser um problema.
Mas com alguns ajustes é possível se adaptar a esta realidade. Por exemplo, você pode começar escolhendo o lugar mais silencioso da sua residência e ir fazendo algumas adaptações como a instalação de uma simples luminária, ou pegar aquele móvel com rodinhas do outro cômodo para guardar documentos.
Também é válido formatar o computador, visando dar um upgrade e deixá-lo mais rápido. Enfim, nessa hora o que vale é o bom senso e a criatividade.

Distrações diversas
Outro desafio de estar em casa é conter algumas distrações como celular, redes sociais, família e até mesmo a nossa cama. Mas como lidar com isso?
A dica é colocar limites e priorizar as interações profissionais durante o horário de trabalho. Para quem tem filhos ou mora com familiares é legal explicar que naquele momento você está trabalhando e precisa de se concentrar, mas que depois terá todo o tempo do mundo para as demais atividades.

Comunicação assertiva
Trabalhar a distância exige uma interatividade eficiente entre os outros membros da equipe é fundamental para entregar os melhores serviços e soluções para os clientes. Neste contexto, é válido contar com ajuda de especialistas para auxiliá-lo nessa questão.
Mesmo com a facilidade de se comunicar por Whatsapp e redes sociais, uma boa solução de telefonia ainda é uma das melhores opções e pode ser muito útil para o seu negócio.
A Mundo Telecom conta com estrutura de telefonia flexível que permite a instalação de ramais remotos em qualquer lugar que tenha internet banda larga.
Além disso, a solução permite redirecionar do telefone da empresa para seu celular, não importando o lugar onde esteja, fato que garante dinamismo e a comunicação eficaz entre o time de trabalho.

Dicas de como trabalhar bem de casa

Com o intuito de tornar o home office, uma atividade que traga sucesso profissional e qualidade de vida. Confira duas dicas básicas para se dar bem nessa modalidade:

Organize suas tarefas diárias
Em função da liberdade que se tem em casa, pode ser que alguma demanda do dia passe despercebido e gere algum transtorno nos processos.
A melhor forma de garantir que essa falha não aconteça é fazendo um checklist do que é necessário fazer no dia, buscando cumprir todas as metas pré-estabelecidas.

Estabeleça limites
O fato de estar fora do escritório não significa ter que trabalhar mais horas e sim com qualidade. Até porque quantidade não significa eficiência. No final, o que vale é o foco, dedicação e o resultado entregue em determinado projeto.
Portanto, não deixe acumular tarefas que comprometam seu planejamento e bem-estar no dia a dia

 

Fonte: https://mundotelecom.com.br/posts/home-office-em-tempo-de-crise-essa-e-uma-otima-alternativa

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Trix Fibra

Trix Fibra

Deixe seu Comentário

×
Olá

Clique no atendente abaixo para enviar uma mensagem via WhatsApp.

×
%d blogueiros gostam disto: